BIENAL DO MERCOSUL TÊM RECORDE DE VENDAS
A 10ª edição da Bienal do Mercosul ocorreu de 13 de novembro a 6 de dezembro em Porto dos Casais. A mostra de arte contemporânea reuniu cerca de 646 obras de artistas de 20 países. Com o tema "Mensagens de Uma Nova América", o foco do evento foi a produção da arte ao longo dos países da América Latina. Participam Brasil, Chile, Paraguai, Cuba, México, Uruguai, Argentina, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Equador, Guatemala, Peru, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, El Salvador, Porto Rico, Jamaica e Honduras. Foram sete mostras localizadas nos seguintes espaços: Santander Cultural, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Instituto Ling e Usina do Gasômetro, com entrada franca.
Ainda assim, a arte movimentou capitais em Porto dos Casais, com artistas renomados e novos dividindo espaços e atenções. O destaque ficou com Valorie Rankel que trouxe uma exposição visceral. Renomado internacionalmente, o crítico de arte Rafael Damacena ficou tão impressionado que não apenas escreveu uma crítica elogiosa sobre as obras de Valorie como adquiriu para si a exposição toda da moça, em um arroubo violento de interesse e fascinação.
Segundo ele “Os gritos mudos de Valorie trazem nosso interior para fora de forma visceral e intensa. Olhar para as obras é como mergulhar em um oceano de detalhes sobre nossa própria alma, sendo impossível desviar o olhar. Valorie capta a essência de nossa natureza com a precisão de um cirurgião de mãos firmes e nos toca tão profundamente que depois de suas obras não somos mais os mesmos. Adquiro as obras para que todos os dias, ao olhar pra elas, possa enxergar a mim mesmo e mudar, como a metamorfose magnífica de padrões que a srtª Rankel criou para todos nós aqui.”
As obras de Valorie Rankel eram profundamente pessoais segundo a autora, e a mesma não tinha desejo de vendê-las, entretanto, a tentadora oferta de R$ 5 milhões de reais por toda a coleção, não só aumentou a renda do evento em si, como a fez rica e a colocou no rol das artistas mais comentadas do último mês. Todos esperam pela próxima coleção. Alguns críticos e colecionadores já estão preparando os cheques e pelo que podemos ver, não vai ser fácil pendurar um Rankel na parede.