top of page

O Passar Das Eras

Anterior ao século XV

Pelas vidas de muitos homens se registra lutas das tribos contra um espírito da terra corruptor, que sempre desperta, é derrotado e volta a dormir. A tribo dos Uktena é normalmente a que se coloca como sendo o grande adversário de tal espírito.

 

 

1500 ATÉ 1520

Chega as américas, em embarcação portuguesa, um grupo de cultistas, liderados por Igor Kravinoth e Mahuny Kravinoth (Tzimice), Farkas e Tigor (Gangrel), e um Caitiff amigo do clã Gangrel. Tigor e o Caitiff se separam dos demais. Igor usa o descontentamento das outras tribos pelo protagonismo dos Uktena, tomando de assalto a região e exterminando os Uktena lá existentes.
 

 

1540 ATÉ 1550

Victor Plantagenta, atende o chamado. Igor e Victor percebem uma tensão cada vez maior vindo dos grupos indígenas aliados com a óbvia maldade que está sendo despertada por ambos. Victor tenta organizar grupos de imigrantes no intuito de defender suas terras e suas criações, mas sem sucesso. Os indigenas se afastam mais da região, até mesmo hostilizando aqueles que protegem o sono dos membros e deixando os recursos mais escassos para alimentação dos mesmos.

 

 

1580 ATÉ 1630

Com a união Ibérica, mais e mais europeus migram pra região, na sua maioria portugueses. A coroa disponibiliza terras e sesmarias na região para três ou quatro nobres e fidalgos. Entre eles encontra-se uma família Hungara, que receberá justamente as terras que comportam o castelo construído por Igor, enquanto Victor constrói uma igreja na intenção de não ser incomodado por requisições de posse. Nesse período passa pela região, ainda mortal, padre Sebastião de Alcântara, jesuíta ferido por bandeirantes portugueses, e cego de um olho devido a tentativas de proteger indigenas. De lá ele parte para o porto mais próximo e viaja a europa.

 

 

1640 ATÉ 1650

Com o fim da união Ibérica, os colonos portugueses que permanecem na região mantém as terras, apesar de estarem reconhecidamente em território espanhol. Nesse período volta padre Sebastião de passagem à região, já agora um Toreador, sua senhora Michelle de Alzamorra y Abela e o senhor dela, Alejandro de Alzamorra y Abella, todos em missão a coroa espanhola de levar armas aos indígenas nas missões. Quando volta acompanhado apenas do comboio, Alejandro é atacado por um grupo de metamorfos lobos, antes de cruzar o Guaíba. Ele é salvo por Capitão Roberto Navarro Ayala (Tremere), seu imediato Demus Keedows, e o restante da tripulação. Alejandro reconhece dívida de vida para com o Capitão, que vierá encontrar sua cria Victor. Alejandro, Ayala, e Victor vão ao encontro de Michelle, para que ela retorne em segurança, os toreadores se despedindo, e partindo a europa.

 

 

1680 ATÉ 1730

A região ao norte da Lagoa dos Patos toma crescimento constante com a fundação da colônia do Sacramento, sendo entreposto da rota terrestre até tal assentamento. Rio Grande e Montevideo são fortificadas no período, sendo os dois outros importantes entrepostos. Padre Sebastião por esse período visitava a região. Sendo português de nascimento era mais fácil para o mesmo conseguir notícias caso Portugal preparasse algum ataque às Missões na região.

 

 

1735 ATÉ 1755

As terras no estuário do Guaíba recebem o nome de "Porto dos Casais", devido a imigração de vários casais de Açorianos, que por motivo de seus casamentos, receberam sesmarias como presente da coroa Portuguesa. Porto dos Casais é, nesse período, elevado a posição de Vila. Nesse período padre Sebastião se muda para Porto dos Casais de forma definitiva, e cai em torpor na capela da região, entristecido com a queda das Missões Jesuíticas.

 

 

1756 ATÉ 1766

Ao fim da guerra guaranítica, Major Enrico (Brujah), abraça Sepé Tiaraju, reconhecendo nele um membro do clã Brujah, um verdadeiro guerreiro em sua causa, e se instala em Porto dos Casais. Michelle de Alzamorra y Abella através de seus dons, inicia a tentar formar aqui uma Camarilla. A seu chamado atendem alguns membros, que trabalham com afinco para que a vila se torne freguesia. Poucos anos antes do anúncio oficial, padre Sebastião, acordando do seu torpor, -Aqui a historia se torna perdida- mas a Camarilla é desfeita, os membros preferem se afastar cada qual tratando de seus assuntos de forma individual.
 

 

1772 ATÉ 1773

Houvera uma tentativa para mudar o nomedo Porto dos Casais para "Freguesia da Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre", mas segundo o famoso historiador Ivan Freitas dos Santos. "Os habitantes da região e até mesmo aqueles que lidavam de forma direta em comércio na recém-elevada freguesia, rejeitaram tal nome, grande demais para que se fosse recordado, ou escrito. A tinta era cara na época (...)". Constam algumas petições que fizeram que a Coroa mantivesse o nome Porto dos Casais, já reconhecido entre todos, e muito mais simples. Em 1773, após a queda da capital da província, Rio Grande, e de um breve período onde a capital fora Viamão, Porto dos Casais é reconhecida como Capital da Província, e recebe grande aporte de refugiados vindos de Rio Grande. O que seria um alívio para uma região com tantos membros, e uma população ainda deveras escassa.
 

 

1788 ATÉ 1789

Padre Sebastião se ausenta alguns anos da região. Alguns membros começam a pensar na organização de uma nova Camarilla na região, para evitar contaminações de movimentos anarquistas, que acreditam ter sido a causa da inconfidência.
 

 

1808 ATÉ 1815

Com a chegada da Coroa Portuguesa a essas terras, o aporte de mais alguns membros, e a garantia que William (Ventrue) tivera de padre Sebastião que este não se envolveria na política da Camarilla, começam os preparativos para que se funde nova Camarilla na região. Conversas e tratativas são postas com Victor, com a recém chegada família de italianos Giovannis e com Farkas. Em 1815, com a declaração de Brasil como Reino Unido a Portugal, William se torna o segundo principe da Camarilla na região.
 

 

1815 ATÉ 1836

Com a quase falência da economia da região após o fim do imposto do charque argentino, com a chegada de uma ninhada setita na região, que se põe aliada de forma surpreendente da família Giovanni, e com Igor demonstrando não estar disposto a se envolver na expulsão dos mesmos, o príncipe conclama a Camarilla a expulsar os independentes. Antes que consiga fazê-lo, a cidade se vê as voltas com a Revolução Farroupilha, e o príncipe, na tentativa de acabar com as revoltas presencialmente, acaba sendo capturado e queimado vivo, junto de uma série de revoltosos. Seu xerife Sepé, sai da cidade após o ocorrido, desgostoso com a Camarilla. Vários dos que não sairam da região durante o cerco farroupilha, ou se esconderam, ou foram destruídos;
 

 

1866 ATÉ 1891

Nesse período, Major Enrico, se torna príncipe. Charlotte Gaultier, se torna sua mais fiel conselheira, e confidente. Durante a revolta dos voluntários da pátria(1871), Enrico, usa sua influência para que o exército atacasse a turba de ex-soldados que protestavam por seu soldo. Arrependido do seu ato, tenta ir até onde as tropas armadas estão, a tiros, debelando os Voluntários pra que os mesmos cessem hostilidades. Entrando na linha de fogo, o mesmo entra em frenesi atacando a brigada, e, pela mão dos soldados, encontra a morte final. Charlotte tentou assumir o principado, pela pouca experiência do senescal, mas os membros do conselho demoraram alguns anos para se reunirem novamente, e não confiaram a anciã a cadeira antes de 1891.

 

 

1892 ATÉ 1895

Charlotte assume uma nova Camarilla na região, confiando no poder de Victor, e no fato de Ayala ter se mudado para região. Com Victor como xerife, e Ayala certamente dando suporte ao mesmo, ela poderia remover os independentes.Em 1893 estourava a revolução Federalista, contraria a chegada de Julio de Castilhos ao poder. Quando chegaram as primeiras notícias das degolas, Charlotte vira nela a oportunidade de fazer com seus adversários saíssem da cidade. Ordenou a Victor que preparasse a morte de membros, degolados, vestindo lenços vermelhos. Se tal ligação fosse feita, todo o peso da sociedade mortal cairia sobre os independentes. Mas alguem avisou os inimigos. E Charlotte foi atacada, sabe-se lá por quem. Acreditando-se estar morta a exaltada entre a camarilla, muitos outros se escondem, e alguns procuram refúgio junto ao xerife. Na verdade a príncipe, apavorada, fugiu do território, deixando pra trás tudo inclusive seu irmao Pierre, que acabou resgatado, e sob os cuidados do neófito recém-chegado Stephen. Stephen não acordou Pierre- ninguém sabe por que- Pierre esta em torpor. E não se sabe muitas notícias de Charlotte ou o que ela sabe sobre o irmão.

 

 

1900 ATÉ 1960

Nenhuma Camarilla se formou nesse período. Padre Sebastião se aproximou da família Giovanni, se tornando conselheiro religioso da mesma, alguns dos membros continuaram suas não vidas, a cidade crescendo ao redor dos mesmos, e havia até mesmo um certo controle auto-imposto (até os Brujahs, conhecidos por fazer progênie de forma descontrolada, tinham feita não mais do que dez membros em todos esses anos). Tudo isso mudou com a chegada do sabá na região metropolitana.
 

 

1964 ATÉ 1985

O sabá aproveitou a ditadura militar para cometer atrocidades sem que alguém lhes impedisse na região. Os independentes tomaram o golpe mais duro, já que foram os que se extenderam pra região metropolitana mais cedo, e acabaram tendo muitos dos seus sendo duramente atingidos pela política do "ame-o ou deixe-o", quando quaisquer pessoas sem a naturalidade brasileira, tendiam a ser perseguidos. Tudo que o Sabá precisou fazer, foi apontar os dedos para aqueles que queriam que tivesse os holofotes do rebanho sobre eles, e estes acabavam se mudando muito rapidamente. Ao fim, Giovannis e Setitas acabaram enviando todos os membros que tivessem identidades mortais de volta a Europa e Egito, ficando assim em um impasse contra o Sabá. Não poderiam "pulverizar" demasiado seus números pra enfrentar o secto monstruoso, nem poderia atacar ele em bloco, sob o risco de perderem todos os membros de um só golpe. Decidiram se defender e requisitar auxílio em nome do velho acordo. Qual sua surpresa quando, ao cair a ditadura, foi-lhes passado que a ajuda viria, e viria da Camarilla.

 

 

1986 ATÉ 2001

Ayala convenceu Victor a usar o favor devido por Alejandro para que o mesmo viesse a Porto dos Casais e se tornasse o exaltado em uma nova torre de marfim. Os independentes acreditavam que a Camarilla atrairia o Sabá como mosca atrai mel. E Igor convenceu-se que seu "quintal", o entorno do seu refúgio, estaria ainda mais seguro contra ataques. Em 1990, foi feito contato com o ancião Toreador. Ele reconheceu sua dívida. E pediu alguns anos pra preparar sua mudança permanente da região onde vivia para uma cidade brasileira. Alejandro coordenou com Sebastião, e enviou Michelle na frente. Por quase doze anos Alejandro postergou sua mudança em prol da tranferência das suas empresas, de seus negócios, e da mudança de Diego, outra cria de Michelle, que era muito útil, pois se expecializara na criação, mistura e manutenção de vitae com vinho. Em 2002 ele se apresentou a sociedade dos membros que viviam em Porto dos Casais. E nada mais foi o mesmo.
 

 

 

2002 ATÉ 2015

O principado passou por três principes diferentes. Alejandro, que inicia os confrontos com o Sabá, em particular um onde os anarquistas que existiam pouco além da região metropolitana auxiliaram a destruir um dos bispos, Henrique Ortiz, e onde Igor enfrentou pessoalmente um Priscus, chamado Vigario. Dscobre-se que Vigario é muito mais forte que qualquer um da camarilla, e que ele está sendo auxiliado por um novo bispo recém chegado na região.

Carlos Dellavechia, bispo Lasombra, chega a região e assume uma jyhad com Jonathas, senescal e Lasombra anti-tribu, e Alejandro, prevendo que Vigario se veria enredado pela tentativa de Carlos de "esgrimar" com Jonathas, deixa a cadeira, requisitando ao novo exaltado que seja posto no seu conselho sem prejuízos.

Por vários meses tal plano funcionou, e o Sabá, ainda que mais forte, não atacou a Camarilla, dando tempo pra que a mesma reunisse forças. Quando o Sabá finalmente ataca é rechaçado, com grandes baixas de seus bandos, com Vigario quase destruído por Igor e Victor, e com Carlos, que tentava atacar pelas costas, expulso por Sebastião.

Após esse incidente, Jonathas, se aproximando de Igor, decide deixar a cadeira e aprender mais sobre os conhecimentos de antigamente, tendo o principado recaido sob os cuidados de Sebastião, que escolhe a cria de Victor, e antigo imediato de Ayala, Demus como seu senescal.

Com a saída de Jonathas, o Sabá acelera novamente seus ataques, tomando o Parque da Redenção, fazendo sua base no auditório Araujo Vianna, e desafiado o exaltado Sebastião a retoma-lo. Sebastião reuniu os Giovanni, os Setitas, e os demais independentes, marchando para reconquistar o prédio, mas, infelizmente, a cria adotada de Henrique Ortiz na Camarilla, Jonny F., alegando erro de cálculo, bombardeou tanto membros inimigos, quanto membros aliados. A casa Gangrel, por exemplo, foi reduzida a um único membro; Farkas, pois Tigor fora destruído algumas semanas antes, pelo Sabá. Ainda que tal "acidente de percurso" tenha ocorrido, a Camarlla fora capaz de deter o Sabá, quando Sebastião, usando de sua fé no Senhor, feriu Vigario a ponto de deixa-lo inconsciente. No entanto Sebastião entra em torpor devido aos ferimentos.

Antes no entanto, pede que o sire da sua sire assuma o principado. Alejandro, então toma para si Cem Dedos como Senescal. Com a derrota do Sabá, aqueles que conseguem recuar se escondem em Encantado, onde o caitiff amigo do clã Gangrel declarara ser seu território livre. Após um tempo, um novo grupo de Bispos se reune, organizam um contra ataque a Camarilla, retomando a cidade de Lajeado; estaqueando Sebastião, que havia recém desperto; atacando e destruindo uma casa Tremere, matando vários membros da Camarilla. Tais iniquidades são enfrentadas por Cem Dedos, novo príncipe, pois Alejandro é chamado a servir o clã, se ausentando do território. Cem Dedos organiza a Camarilla, e, paulatinamente, estrangula o Sabá no território.

Quando o exaltado nosferatu se vira para expulsar Igor Kravinoth, antigo desafeto, da região, o mesmo já havia se ausentado, por motivos desconhecidos. Jonathas assume o castelo Kravinoth e cem dedos declara domínio de Jonathas. Sete anos se passam até que 2015 encontre novamente a Camarilla, e problemas antigos voltem a região. Região esta sob a direção de um Ventrue, antigo senescal de Cem Dedos. Christopher Fletcher, agora com o cetro em suas mãos, tentará fazer jus a união dos poderes anarquistas e setitas combinados, e as noites serão mais escuras, e mais cheias de horrores

bottom of page